Dostoiévski

Fiódor Mikhailovich Dostoiévski nasceu em Moscou em 11 de novembro de 1821. Dostoiévski estudou engenharia numa escola militar de São Petersburgo. Aos 23 anos, traduziu uma obra de Balzac. Meses depois escreveu seu primeiro romance, "Pobre Gente".
Considerado a sua obra-prima, "Crime e Castigo" narra a trajetória de Raskólnikov, um jovem estudante pobre e desesperado que assassina uma mulher."O Duplo", segundo romance do escritor, conta a história de um funcionário que se enxerga de forma diferente do que o resto do mundo o vê. O contraste entre estas existências o oprime e o força a dividir sua personalidade em duas partes.
Em "O Idiota", o escritor constrói um dos personagens mais impressionantes da literatura universal. Aos 26 anos de idade, o príncipe Míchkin é um homem de grande bondade e inocência, que mescla traços de Jesus Cristo e Dom Quixote.
"Os Irmãos Karamazov", seu último livro, foi considerado por Sigmund Freud (1856-1939) como o maior dos romances. O escritor morreu em São Petersburgo, na Rússia, no dia 9 de fevereiro de 1881.

Comentários

Postagens mais visitadas