LIVROS INFANTO-JUVENIS PARA AS FÉRIAS

Já pensou quantas histórias cabem dentro de um guarda roupa? Ou qual o feitiço ideal para destrancar portas? Histórias envolventes e cheias de mistérios fizeram com que sagas como As Crônicas de Nárnia e Harry Potter se tornassem sucessos entre os adolescentes. A aventura mais recente que também saiu dos papéis para a telona foi Jogos Vorazes, uma trilogia capaz de prender o leitor até a última página.


Sagas
As Crônicas de Nárnia – C.S. Lewis
Fabulosas histórias do país do Leão Aslan, a saga reúne sete livros que contam com batalhas épicas entre o bem e o mal, criaturas fantásticas, traições, feitos heroicos e amizades (ganhas e perdidas). A série encantou milhões de leitores nos últimos 50 anos. O autor criou um mundo em que uma feiticeira decreta inverno perpétuo, onde há mais animais falantes do que gente e onde as batalhas são travadas por centauros, gigantes e faunos.
Harry Potter – J. K. Rowling
Grande parte da narrativa se passa na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts, e foca os conflitos entre Harry Potter e o bruxo das trevas Lord Voldemort. Ao mesmo tempo, os livros exploram temas como amizade, ambição, escolha, preconceito, coragem, crescimento, responsabilidade moral e as complexidades da vida e da morte, e acontecem num mundo mágico com suas próprias histórias, habitantes, cultura e sociedades
Trilogia Jogos Vorazes – Suzanne Collins
Mistura de ficção científica com reality show, passando pela mitologia e pela filosofia com muita ação e aventura, a trilogia Jogos Vorazes é um fenômeno na literatura jovem. Com um mote surpreendente, o livro já está há mais de 170 semanas na lista de mais vendidos do The New York Times e de outras publicações de prestígio dos EUA, rendeu à autora Suzanne Collins lugar na badalada lista de 100 personalidades mais influentes do ano da revista Time. Ambientado num futuro sombrio, Jogos Vorazes é pioneiro de uma tendência que vem ganhando força no mercado de best sellers juvenis: a dos romances distópicos e pós-apocalípticos.

Clássicos
Para não deixar os sentimentos mais puros da infância se perderem entre tecnologia e tempos modernos, clássicos da literatura se mantem nas prateleiras entre os livros “tem que ler”. Não importa a idade, O Pequeno Príncipe e O Menino Maluquinho nunca falam.
O Menino Maluquinho – Ziraldo
Na grande obra infantil de Ziraldo, verso e desenho contam a história de um menino traquinas que aprontava muita confusão. Alegria da casa, liderava a garotada, era sabido e um amigão. Fazia versinhos, canções, inventava brincadeiras. Tirava dez em todas as matérias, mas era zero em comportamento. Menino maluquinho, diziam. Mas na verdade ele era um menino feliz.
O Pequeno Príncipe – Antoine Saint-Exupéry
A história do Pequeno Príncipe atravessa gerações pelo seu encanto. Vale a pena colocar as crianças em contato com este menino sensível que ensina que nós somos os responsáveis por tudo que faz parte da nossa história e que cabe a cada um de nós resolvermos o que fazer e como olhar para ela.
Fonte: www.tribunadoceara.uol.com.br

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas