EDUARDO CAMPOS 1965 - 2014

Nascido no Recife, capital pernambucana, Eduardo Campos era filho do poeta e cronista Maximiano Campos (1941–1998) com a ex-deputada federal e atual ministra do Tribunal de Contas da União Ana Arraes (1947). Era neto de Miguel Arraes (1916–2005), ex-governador de Pernambuco, sendo considerado seu principal herdeiro político, além de sobrinho de Guel Arraes, cineasta e diretor da Rede Globo de Televisão.
Eduardo Campos e Miguel Arraes ao fundo.

Eduardo Campos formou-se em Economia na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Casado com a também economista e auditora do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco Renata de Andrade Lima Campos, com quem teve cinco filhos (Maria Eduarda, João Henrique, Pedro Henrique, José Henrique e Miguel). Seu filho mais novo, Miguel, nascido no dia 28 de janeiro de 2014, foi diagnosticado com Síndrome de Down.

Eduardo Campos começou na política ainda na universidade quando foi eleito presidente do Diretório Acadêmico da Faculdade de Economia. Em 1986, Campos trocou a oportunidade de fazer um mestrado nos Estados Unidos pela participação na campanha que elegeu o avô Miguel Arraes como governador de Pernambuco. Com a eleição de Arraes, em 1987, passou a atuar como chefe de gabinete do governador. Neste período foi o responsável pela criação da primeira Secretaria de Ciência e Tecnologia do Nordeste e da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco (FACEPE).

Oficialmente confirmada como pré-candidata à reeleição, Dilma Rousseff tem entre seus principais adversários o ex-governador de Pernambuco, Eduardo Campos, e o senador do PSDB por Minas GeraisAécio Neves.

Eduardo Campos firmou uma aliança programática com Marina Silva, ex-senadora pelo Acre e ex-ministra do Meio Ambiente da primeira gestão do governo Lula e atual líder da Rede Sustentabilidade. A dupla confirmou a pré-candidatura da chapa que teve Campos como candidato a presidente e Marina na vice, durante evento realizado em Brasília, em 14 de abril de 2014.

Aécio Neves também confirmou a sua candidatura pelo PSDB, tendo como vice o senador Aloysio Nunes (PSDB-SP).

Em 13 de agosto de 2014, o então candidato a presidência da República embarcou em um avião modelo Cessna Citation 560XLS+de prefixo PR-AFA, cujo primeiro voo se realizou em 2011, o avião saiu do Aeroporto Santos Dumont, na cidade do Rio de Janeiro, por volta das 9h, com destino ao município de Guarujá, para cumprir agenda de campanha.

Por volta das 10h, o avião cai (em chamas, segundo testemunhas) em algumas casas habitacionais, perto de uma academia. Todos a bordo da aeronave morreram, incluindo o ex-governador. Desde quando entrou em operação em 1996 esse foi o primeiro acidente do modelo com vítimas fatais. Ainda não se sabe a causa da queda.
Eduardo Campos faleceu no mesmo dia que seu avô Miguel Arraes morto no ano de 2005.

Eduardo foi sepultado no dia 17 de agosto de 2014 no Cemitério de Santo Amaro no Recife ao lado do túmulo do avô Miguel Arraes e do tio Carlos Augusto de Arraes.

PREMIAÇÕES
2009 – considerado pela Revista Época um dos 100 brasileiros mais influentes do ano.
2010 – primeiro colocado no Ranking de governadores estabelecido pelo Instituto Datafolha de Pesquisas, sendo uma dessas com 80% de aprovação entre os pernambucanos.
2011 – apontado pela pesquisa Ibope/Band como o melhor governador do Brasil e novamente, pela Revista Época, um dos 100 brasileiros mais influentes do ano.

2013 – Pacto pela Vida recebe o prêmio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) na categoria “Governo Seguro – Boas práticas em prevenção do crime e da violência”.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Eduardo_Campos

Comentários

Postagens mais visitadas