Referências a Shakespeare em Machado de Assis

1 'Revista de Teatros', em 'O Espelho', 1859
Não se comenta Shakespeare, admira-se.

2 'Rossi - Carta a Salvador de Mendonça', em 'A Reforma', 1871
Não te falo de Hamlet, de Otelo, que o Rossi tem reproduzido ante o nosso público, fervente de entusiasmo. Um deles, o Hamlet, nunca o tinha visto pelo nosso ilustre João Caetano. A representação dessa obra, a meu ver a mais profunda de Shakespeare, afigurou-se-me sempre um sonho difícil de realizar.

3 'Memórias Póstumas de Brás Cubas', em 'Revista Brasileira', 1880
E foi assim que cheguei à cláusula dos meus dias; foi assim que me encaminhei para o undiscovered country de Hamlet, sem as ânsias nem as dúvidas do moço príncipe, mas pausado e trôpego, como quem se retira tarde do espetáculo.

4 'Curta História', em 'A Estação', 1886
Entrou Romeu, elegante e belo, e toda ela comoveu-se; viu depois entrar a divina Julieta, mas os dois não se falavam logo; ouviu-os, porém, falar no baile de máscaras, bebeu de longe as palavras eternamente belas, que iam cair dos lábios de ambos.
5 'Bons Dias!', em 'Gazeta de Notícias', 1888
Há entre o céu e a terra mais acumulações do que sonha a vossa vã filosofia

6 'Quincas Borba', em 'A Estação', 1891
Otelo exclamaria, se a visse: 'Oh! Minha bela guerreira'. Rubião limitara-se a isso, ao começar o passeio: 'A senhora é um anjo!'

7 'A Cena do Cemitério', em 'A Semana', 1894
Sonhei que era Hamlet; trazia a mesma capa negra, as meias, o gibão e os calções da mesma cor. Tinha a própria alma do príncipe da Dinamarca. [...] Também não me aterrou ver, ao pé de mim, vestido de Horácio, o meu fiel criado José Rodrigues. Mas, enfim, como eu era Hamlet e ele Horácio, tudo aquilo devia ser cemitério.

8 'Dom Casmurro', 1899
De noite fui ao teatro. Representava-se justamente Otelo, que eu não vira nem lera nunca; sabia apenas o assunto, e estimei a coincidência. Vi as grandes raivas do mouro, por causa de um lenço - um simples lenço! [...] O último ato mostrou-me que não era eu, mas Capitu que devia morrer. Ouvi as súplicas de Desdêmona, as suas palavras amorosas e puras, e a fúria do mouro, e a morte que este lhe deu entre aplausos frenéticos do público.


MACHADO & SHAKESPEARE: INTERTEXTUALIDADES
AUTOR Adriana da Costa Teles
EDITORA Perspectiva
QUANTO R$ 58 (296 págs.) 

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/2017/01/1853612-estudo-contabiliza-273-referencias-a-shakespeare-em-machado-de-assis.shtml

Comentários

Postagens mais visitadas