Dos czares a Putin, Rússia exibe suas particularidades ao planeta


Quando Rússia e Arábia Saudita deram o pontapé inicial para a Copa do Mundo de 2018, no dia 14 de junho, é provável que alguns russos já estavam embalados no sono. E não tem nada a ver com a má fase da seleção local: com uma área de 17 milhões de quilômetros quadrados, o país encravado entre os continentes europeu e asiático possui nada menos do que 11 fusos horários diferentes. Quando a bola rolou no Estádio Luzhniki, às seis horas da tarde de Moscou, quem vive em Kamtchatka — no extremo leste russo — tinha seu relógio marcando três horas da madrugada do dia seguinte.


Essa é apenas uma das particularidades que tornam o país singular: após séculos sendo comandada por um imperador (ou Czar) com poderes absolutos, a Rússia também foi o primeiro local do planeta a presenciar uma revolução operária que, em 1917, tinha o objetivo de varrer o sistema capitalista do mapa e construir uma nova sociedade.

Os russos cruzariam o século 20 com a intensidade do foguete que levou Yuri Gagarin ao espaço, em 1961 — em um período de poucas décadas, não sem sangue e repressão, o país converteria-se em uma superpotência capaz de disputar a supremacia política e ideológica do planeta.

Quando pisou pela primeira vez na Rússia, em 1989, o historiador Angelo Segrillo foi testemunha de outro momento único. Após instaurar mudanças econômicas conhecidas como Perestroika, em 1985, a União Soviética enfrentaria uma crise que culminaria com seu fim, em 1991.

Autor de diferentes livros sobre o país, como Os Russos (Editora Contexto), o professor da USP ajuda a desvendar como as particularidades históricas moldaram os hóspedes da Copa. E antes de pensar nos memes que envolvem fatos estranhos com russos, saiba que eles são extremamente cultos e bons camaradas (sem trocadilhos). Confira a entrevista a seguir.

FONTE:
https://revistagalileu.globo.com/Revista/noticia/2018/06/dos-czares-putin-russia-exibe-suas-particularidades-ao-planeta.html

Comentários

Postagens mais visitadas