CIENTISTAS SUGEREM NOVA HIPÓTESE SOBRE APARECIMENTO DE ÁGUA NA TERRA


Pesquisadores da Universidade de Hokkaido, no Japão, acreditam que a matéria orgânica interestelar contribuiu para o surgimento de água e petróleo no planeta


Um novo estudo liderado pela Universidade de Hokkaido, no Japão, sugere que o aquecimento da matéria orgânica interestelar pode produzir água e óleo abundantes — e isso explicaria a existência de água na Terra. Segundo o artigo, publicado em maio no Scientific Reports, a descoberta sugere que a água terrestre teria sido produzida dentro da chamada "linha de neve" do planeta, que determina a partir de onde o gelo pode ser formando.
A maior parte dos estudos até agora sugere que a água chegou na Terra através de cometas com gelo e meteoritos com silicatos (ânions formados por silício e oxigênio) hidratados — todos provenientes de fora da linha de neve. "Até agora, muito menos atenção tem sido dada à matéria orgânica em comparação ao gelo e aos silicatos, embora exista uma abundância [da matéria orgânica] dentro da linha de neve", explicou Akira Kouchi, coautor da pesquisa, em comunicado.


Comentários

Postagens mais visitadas