TELESCÓPIO JAMES WEBB, SUCESSOR DO HUBBLE, É LANÇADO PELA NASA

 Nasa lançou neste sábado de natal (25) o Telescópio James Webb, considerado o sucessor do Telescópio Hubble. A decolagem foi um sucesso, inaugurando o início de uma jornada de 1,5 milhão de quilômetros do equipamento no espaço.

Após uma série de adiamentos que somam cerca de 7 anos de atraso, Webb, o observatório espacial mais potente já construído, partiu do complexo de lançamento ELA-3, em Kourou, na Guiana Francesa, a bordo do foguete Ariane 5, às 9h20 (horário de Brasília). Por volta das 9h50, o telescópio espacial se separou do foguete e abriu seus painéis solares.


Alguns minutos antes do lançamento histórico, Thomas Zurbuchen, administrador associado da Diretoria de Missão Científica da Nasa, estava bastante otimista com o sucesso da missão.

“Nós temos um dos melhores times do mundo trabalhando nisso, então estou confiante. Estamos muito animados. Hoje é um dia incrível”, afirmou ele, durante transmissão ao vivo da agência espacial norte-americana.

O telescópio desenvolvido ao longo de quase duas décadas realizará um trajeto de 30 dias até chegar ao seu destino final — o segundo ponto Lagrange (L2), na parte exterior da órbita terrestre. Espera-se que o equipamento comece a operar no primeiro semestre de 2022 e serão cerca de seis meses até conseguirmos as primeiras observações astronômicas

James Webb irá investigar o espaço enquanto mantém sua órbita com o Sol, a 1,5 milhão de quilômetros da Terra, ultrapassando a distância do Telescópio Hubble, que está funcionando a 600 km de altitude desde 1990.

 

Fonte: https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/Espaco/noticia/2021/12/telescopio-james-webb-sucessor-do-hubble-e-lancado-pela-nasa.html

Comentários

Postagens mais visitadas