COMPLETANDO 190 ANOS, JONATHAN É A TARTARUGA MAIS LONGEVA DA HISTÓRIA

 Ao completar 190 anos de idade em janeiro de 2022, o réptil Jonathan acumulou dois recordes mundiais pelo World Guinness Records. Já considerado o animal terrestre vivo mais velho do mundo, ele agora leva também o título de tartaruga mais velha de todos os tempos.


O anúncio da conquista foi divulgado pelo Guinness nesta quarta-feira (12). Com isso, o bicho obteve registro oficial de quelônio mais velho — grupo que engloba todas as tartarugas, terrapins e cágados. Anteriormente, o posto pertencia a Tu'i Malila, uma tartaruga que viveu pelo menos 188 anos.

Décadas de história 

Estima-se que Jonathan tenha nascido em 1832. Um primeiro indício isso é uma foto tirada em 1882, quando ele tinha pelo menos 50 anos de idade. O animal havia acabado de chegar à ilha de Santa Helena, localizada no centro no Oceano Atlântico Sul, vindo do arquipélago africano de Seychelles.

Outra pista da idade da tartaruga é uma segunda imagem, tirada entre 1882 e 1886. A foto mostra Jonathan adulto desfrutando a grama do jardim da Plantation House, residência do governador de Santa Helena, onde o mascote passou a maior parte da vida. A lado dele, também aparece outra tartaruga da casa. 

Jonathan foi um presente ao então governador do território, William Grey-Wilson. Desde então, outros 31 governadores moraram na residência onde o réptil permanece vagando no jardim. Hoje, ele desfruta a companhia de outras três tartarugas: David, Emma e Fred.

Ao longo dos 190 anos de Jonathan, vários avanços tecnológicos e acontecimentos marcaram a história da humanidade, como a primeira fotografia tirada de uma pessoa (1838), a primeira ligação telefônica (1876); a invenção da lâmpada incandescente (1878) e a chegada do homem à Lua, na Apollo 11 (1969).

 

Fonte: https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/Biologia/noticia/2022/01/completando-190-anos-jonathan-e-tartaruga-mais-longeva-da-historia.html

Comentários

Postagens mais visitadas