Lucy: o fóssil que reescreveu a história da humanidade

 O fóssil mais famoso do mundo é provavelmente Lucy, também conhecida como


Dinknesh. Nos últimos 40 anos, Lucy, descoberta na Etiópia, ajudou a reformular a história da evolução humana.

A história de Lucy 

Depois de duas semanas de escavações debaixo do sol escaldante da Etiópia, uma equipa americana de investigadores extraiu várias centenas de fragmentos ósseos pertencentes a Lucy. Até ali, 1974, este era um dos fósseis mais antigos e completos de uma espécie humana jamais encontrados. Como explica o professor etíope Berhane Asfaw, "cerca de 40 por cento do corpo de Lucy estava preservado", o que permitiu aos cientistas "conhecer a sua biologia melhor do que a de qualquer outro fóssil da época".

O entusiasmo que esta descoberta causou no mundo científico não se ficou a dever apenas ao facto de terem sido encontrados dois quintos dos ossos de Lucy. Foram descobertos ossos fundamentais para compreender melhor a evolução da humanidade. Segundo Robert Blumenschine, do Instituto de Paleologia da África do Sul, organização que financiou as escavações,  "além de restos da cabeça e dos dentes, que são muito importantes para saber mais sobre a dieta e o tamanho do cérebro desta criatura, (Lucy) tinha também partes importantes do esqueleto que mostravam que ela caminhava em duas pernas".

 

Humano ou macaco?

Mas, apesar de andar como um humano, Lucy também partilhava algumas características com macacos - os braços eram curvados e mais longos do que as pernas, o que indica que também escalava árvores. Tinha pouco mais de um metro de altura, nariz plano e a mandíbula inferior saliente como a de um chimpanzé.

A descoberta de Lucy, juntamente com outros esqueletos dos primeiros seres humanos em África, mostra que foi aqui, neste continente, que nasceu a humanidade."Todas as características que nos distinguem dos nossos parentes vivos mais próximos, os chimpanzés, tiveram origem neste continente - do bipedalismo à dependência da tecnologia, mas também os traços humanos essenciais, os cérebros grandes, a inteligência, o pensamento abstrato e o comportamento simbólico. Tudo isto são inovações africanas, que mostram que toda a humanidade tem origem africana", constata , diz Robert Blumenschine.

 

Fonte: https://www.dw.com/pt-002/lucy-o-f%C3%B3ssil-que-reescreveu-a-hist%C3%B3ria-da-humanidade/a-42478592

Comentários

Postagens mais visitadas