Quem criou a Escola?

A palavra “escola” vem do grego scholé, que significa “lugar de ócio”, acreditem ou não (rs) ou seja, lugar de lazer. Isso porque o espaço “Escola” era utilizado para as pessoas frequentarem em seu tempo livre a fim de ler, refletir e dialogar com outras pessoas.

A ideia da escola foi levada adiante e propagada por muitos discípulos de seu filósofo-fundador e procurava valorizar cada área de um conhecimento específico. Por exemplo, a escola do filósofo Platão, por exemplo, criou uma escola que ensinava filosofia e matemática, através de questionamentos.

Se levarmos em conta nosso modelo atual de escola, com salas de aula, alunos e professores, ou seja, nos moldes bem tradicionais, as primeiras escolas surgiram na Europa, por volta do século XII. Já na Europa Medieval, a educação era restrita somente aos membros da Igreja e a pouquíssimos nobres adultos.

Na verdade, o conceito de escola existe desde a Antiguidade. Mas em alguns lugares, por exemplo na Grécia, não existiam salas de aula. Os alunos se colocavam em longas caminhadas com seus mestres ou tutores, desenvolvendo diálogos e aprendendo ao ar livre, no simples ato de observação e contemplação. Aprendiam também a relacionar o que observavam com a cultura e cotidiano de seu povo.

No Brasil, as primeiras escolas foram dirigidas pelos jesuítas no período da Colonização. Porém, naquela época, mulheres e escravos não tinham direito à educação e os homens brancos acabavam indo estudar em colégios religiosos. Os únicos que procuravam as escolas dos jesuítas eram os mestiços, mas não eram aceitos.

Porém, como já dissemos, a escola, ao longo do tempo, passou por várias transformações. Assim, viu-se a necessidade de um local construído, utilizado para moldagem do conhecimento adquirido, onde o professor exerceria o papel de mediador da aprendizagem.

Outro consenso a que se chegou é de que as pessoas têm várias habilidades em comum, mas cada indivíduo também tem sua(s) habilidade(s) específica(s). Por isso, nos últimos anos, podemos observar nas instituições de ensino uma variedade de espaços de aprendizagem, que não necessariamente são salas de aula. Por exemplo: sala de artes, sala de música, sala de teatro, espaço de leitura, cinema, laboratório de informática, laboratório de física, de química, de biologia, horta, quadra de esportes, parquinho, biblioteca, entre outros.

Fonte adaptada: https://escolakids.uol.com.br/historia/a-historia-das-escolas.htm

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