Inteligência artificial é usada para decifrar escrita cuneiforme







Cientistas de universidades da Alemanha desenvolveram um software de inteligência artificial (IA) que pode decifrar textos cuneiformes, que foram escritos usando objetos em forma de cunha.O sistema usa modelos tridimensionais de tabuletas sumérias. Funciona como um software que converte imagens de escrita em texto legível por máquina, assim como o OCR. Os pesquisadores utilizaram modelos 3D de cerca de 2.000 tabuletas cuneiformes, que são consideradas os registros escritos mais antigos da humanidade. Algumas delas possuem mais de 5.000 anos.





 

 

história da humanidade por milênios. No entanto, elas estão muito danificadas e, por isso, até mesmo pessoas treinadas têm dificuldade em decifrá-las”, explicou Hubert Mara, professor assistente da Universidade de Halle-Vitemberga.

 

As tabuletas cuneiformes são pedaços de argila não cozidos nos quais a escrita foi prensada. O sistema de escrita da época abrangia vários idiomas, portanto, não são apenas necessárias condições ideais de iluminação para reconhecer os símbolos corretamente, mas também é necessário muito conhecimento prévio.

Comentários

Postagens mais visitadas