Dia Nacional de Luta dos Povos Indígenas



 Apesar de habitarem nosso continente e o território brasileiro há milhares de anos, os povos indígenas lutam, ainda hoje, pela conquista de direitos básicos para viver. Muitas dessas lutas indígenas são resultados de preconceito por parte do restante da sociedade e de negligência do Estado.

A violação dos direitos básicos dos povos indígenas ocorre em vários aspectos. Podemos destacar: violência contra a mulher, falta de saneamento básico, proteção do Estado, violência policial, entre outros. 

Mesmo que, diante da Lei, o Estado seja o principal responsável pela garantia dos direitos dos povos indígenas, o que se vê na prática segue o ritmo contrário. O papel dos órgãos públicos na violação do direito à terra é negligenciado. Apenas para dar um exemplo, dados atuais do Instituto Socioambiental – ISA – mostram que entre 2018 e 2020 o desmatamento, decorrente do garimpo, na TI Kayapó, atingiu 4,7 mil hectares e superou em 31% o total desmatado em quase 40 anos – entre 1980 e 2017. 

São dados alarmantes que refletem a falta de fiscalização que é responsabilidade da União, conforme a Constituição. 

Para que as conquistas dos povos indígenas sejam ampliadas e efetivadas, é importante que a sociedade não indígena atue fortalecendo o conhecimento sobre a realidade dos povos indígenas, a fim de eliminar preconceitos.

Também é fundamental apoiar quem já fortalece o protagonismo dos povos indígenas na busca por seus direitos.

Comentários

Postagens mais visitadas