Filosofia: Decidir dentro do possível







somos livres? Este foi o questionamento inicial da nossa última aula de Filosofia no 8° ano. A partir disto, realizamos uma simples dinâmica onde as coordenadas dadas aos alunos foram: escolha uma bolinha e tente acertar dentro da caixa. O passo seguinte foi questioná-los se eles foram livres na escolha do processo e após os debates distoarem entre "sim, porque…" e "não, porque…" fizemos uma reflexão sobre o fato de sermos livres, porém dentro do que já foi pré-estabelecido, como por exemplo na dinâmica, apesar do poder de escolha da cor da bolinha ou da posição a ser lançada, as cores das bolas e o ambiente foi previamente escolhido e limitado, ou seja, existe liberdade, mas dentro do possível. Assim, entendemos sobre a importância da existência de regras, pois elas dão limitações que permitem todos serem livres e conviverem em harmonia. Logo, sem limitações, sem liberdade. Os alunos puderam assim compreender que as regras existem para garantir que possamos ser livres, sem ferir o direito do outro de também o ser. Foi um excelente debate!


 

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