THOMAS HOBBES

Thomas Hobbes foi um
filósofo que nasceu (em Wesport 5/4/1588) e faleceu na Inglaterra (em Hardwick
Hall, 4/12/1679). Hobbes ficou sob os cuidados do seu tio, visto que seu pai,
um vigário, teve de ir embora depois de participar de uma briga na porta da
igreja onde trabalhava. Estudou em Magdalen Hall de Oxford e, em 1608, foi trabalhar
com a família Cavendish como mentor de um de seus filhos, a quem acompanhou
pelas suas viagens pela França e Itália entre 1608 e 1610. Quando seu aluno
morreu, em 1628, voltou à França, desta vez para se tutor do filho de Gervase
Clifton.
Permaneceu na França até
1631, quando os Cavendish o solicitaram novamente para ser mentor de outro dos
seus filhos. Em 1634, acompanhado de seu novo aluno, realizou outra viagem ao
continente, ocasião que aproveitou para conversar com Galileu Galilei e outros pensadores e
cientistas da época. Em 1637, voltou à Inglaterra, mas a situação política, que
anunciava a guerra civil, o levou a abandonar seu país e a estabelecer-se em
Paris em 1640.
Pouco tempo antes,
Hobbes tinha feito circular entre seus amigos um exemplar manuscrito de sua
obra: Elementos da lei natural e política, apresentados em dois tratados
distintos, foram editados em 1650. Em 1651, abandonou a França e voltou à
Inglaterra, levando consigo o manuscrito do Leviatã, sua obra mais conhecida e
que seria editada em Londres, naquele ano.
Os contatos que Hobbes
teve com cientistas de sua época, que foram decisivos para a formação de suas
ideias filosóficas, o levaram a fundir sua preocupação com problemas sociais e
políticos com seu interesse pela geometria e o pensamento dos filósofos
mecanicistas. Seu pensamento político pretende ser uma aplicação das leis da
mecânica aos campos da moral e da política. As leis que regem o comportamento humano,
segundo Hobbes, são as mesmas que regem o universo e são de origem divina. De
acordo com elas, o homem em estado natural é antissocial por natureza e só se
move por desejo ou medo. Sua primeira lei natural, que é a autoconservação, o
induz a impor-se sobre os demais, de onde vem uma situação de constante
conflito: a guerra de todos contra todos, na qual o homem é um lobo para o
homem.
Para poder construir uma
sociedade é necessário, portanto, que cada indivíduo renuncie a uma parte de
seus desejos e chegue a um acordo mútuo de não aniquilação com os outros.
Trata-se de estabelecer um contrato social, de transferir os direitos que o
homem possui naturalmente sobre todas as coisas em favor de um soberano dono de
direitos ilimitados. Este monarca absoluto, cuja soberania não reside no direito divino, mas nos direitos
transferidos, seria o único capaz de fazer respeitar o contrato social e
garantir, desta forma, a ordem e a paz, exercendo o monopólio da violência que,
assim, desapareceria da relação entre indivíduos.
Em 1655, publicou a
primeira parte dos Elementos de filosofia e, em 1658, a segunda parte. Durante
os últimos anos de sua vida, fez uma tradução em verso da Ilíada e da Odisséia
e escreveu uma autobiografia em versos latinos.
fonte: www.infoescola.com/
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