A POLÍTICA NA GRÉCIA ANTIGA

No contexto grego em que surge a política como matéria, o homem era tido como um ser da cidade, um ser da lei, um ser voltado para a atividade politica e dela não poderia esquivar-se, já que a razão da política era vista como uma atividade nobre por excelência: “estava no fato de que nenhum cidadão poderia romper seu compromisso com a continuidade da cidade á qual é destinado, da qual recebe sua educação”, na qual tinha como objetivo pensar e organizar as relações humanas da melhor forma possível.
Entre os gregos era comum uma prática política ativa. Os homens eram tidos como animais políticos (zoo polítikos), participantes ativos da construção política de sua cidade (polis), que por sua vez ofereciam dois testemunhos da dignidade política de um homem. O primeiro era sobre a não participação do cidadão na politica. Entre os gregos os homem que se recusavam a vida pública política eram tidos como idiotas (idiotés), individuo isolado, insignificante, incapaz de oferecer alguma coisa útil a cidade. O segundo testemunho era sobre a importância da discursão política nos espaços públicos. Graças às reformas feitas por Dracon e em seguida Sólon, que trocaram as regras orais pelas escritas e mudaram os costumes e tradições por uma organização cívica em dêmos. A partir desse momento o uso retorica ganha importância entre os gregos, sendo o modo do bem falar e persuadir importante meio para a argumentação política.
Com a razão posta no coração da política e da lei, a politica grega começa a ser compreendida, o modo caótico em que se instaurava a relação política sede espaço para o modo operante do pensar, entrando em evidência a figura do filósofo, que ganha o papel de ensinar ao futuro governante a forma do Bem, a fim de que seja refletido na cidade a forma da justiça, condição para uma boa política. Nesse espaço encontramos o papel fundamental da retorica que tem como pano de fundo a argumentação persuasiva dos políticos para os cidadãos, bem como para os próprios adversários políticos, tendo em vista que podemos constatar uma briga por poder na cidade Grega.

Professor Helder Francisco.

Comentários

  1. O texto do professor está bem fraquinho, precisa melhorar a arte da composição e da expressão. Nossa Língua é bela e rica de vocabulário, vale a pena cultivá-la!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas