Astronautas vão reciclar plástico no espaço usando ciência brasileira

Não saber para onde vai o lixo que produzimos é um luxo de terráqueos. No espaço, onde cada grama e cada centímetro quadrado precisam ser bem utilizados, os astronautas cortam um dobrado para lidar com seus resíduos.

Agora, com o auxílio de uma tecnologia brasileira de reciclagem, os astronautas da Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) vão ganhar uma mãozinha para lidar ao menos com os detritos plásticos, já que dentro de poucos dias deve chegar por lá um "pacote" contendo uma máquina recicladora de plásticos, desenvolvida pela brasileira Braskem em parceria com a norte-americana Made in Space.

Com a recicladora a bordo, os astronautas poderão reaproveitar embalagens e ferramentas plásticas que já tenham cumprido sua função na Estação, moendo e fundindo esses resíduos para a produção de novos filamentos plásticos, tudo de forma automática e com mínima intervenção da tripulação. Mais tarde, esses filamentos poderão ser reutilizados na impressora 3D que eles já tem por lá desde 2016, produzindo novos objetos com novas utilidades.

A recicladora será despachada dos EUA neste sábado (2 de novembro), às 10h59 (horário de Brasília), como parte da 12ª missão comercial de reabastecimento da Northrop Grumman (NG12), com previsão de chegada à ISS dois dias após o lançamento.


Comentários

Postagens mais visitadas