CIENTISTAS DESCOBREM PRIMEIRA "REDE SOCIAL" DA HISTÓRIA

  
Alguns dos primeiros animais na Terra foram conectados por redes de filamentos semelhantes a fios, segundo pesquisadores das universidades de Cambridge e Oxford, na Inglaterra. Em um artigo publicado no Current Biology, eles explicam que essa é a primeira evidência já encontrada de vida se "conectando" num tipo de "rede social" pré-histórica.

De acordo com o grupo, os organismos pertencem ao táxon dos rangeomorfos e surgiram durante o período ediacarano, entre 571 e 541 milhões de anos atrás. Sete espécies diferentes do organismo foram encontradas fossilizadas e conectadas por filamentos de até 4 metros. Os fósseis foram observados em quase 40 locais em Newfoundland, no Canadá.

"Esses organismos parecem ter conseguido colonizar rapidamente o fundo do mar, e geralmente vemos uma espécie dominante nesses leitos fósseis", disse Alex Liu, um dos pesquisadores, em comunicado. "Como isso acontece ecologicamente tem sido uma questão de longa data, mas esses filamentos podem explicar" Os pesquisadores explicam que, como esses filamentos são muito finos, sua visibilidade é difícil — e é provavelmente por isso que demoramos tanto para encontrá-los. Quanto à sua função, entretanto, ainda há dúvidas, mas os cientistas especulam que os ligamentos eram utilizados para nutrição, comunicação ou reprodução entre os organismos.
"Sempre olhamos esses organismos como indivíduos, mas descobrimos que vários membros individuais da mesma espécie podem ser ligados por esses filamentos, como uma rede social da vida real", disse Liu. “Agora vamos precisar reavaliar estudos anteriores sobre como esses organismos interagiam e, particularmente, de que maneira eles competiam por espaço e recursos no fundo do oceano."

Comentários

Postagens mais visitadas