Cinema e História: Oppenheimer (filme)



Oppenheimer contará a história real de J. Robert Oppenheimer, um físico teórico que se tornou o diretor do Laboratório de Los Alamos, chefiando a pesquisa e o desenvolvimento da bomba atômica que encerrou a Segunda Guerra Mundial, sob o que foi secretamente chamado de Projeto Manhattan.


A trama do filme adaptará a história real de J. Robert Oppenheimer, um físico teórico norte-americano que ficou conhecido como o pai da bomba atômica. Ele se tornou o diretor do Laboratório de Los Alamos, chefiando a pesquisa e o desenvolvimento da arma que encerrou a Segunda Guerra Mundial, sob o que foi secretamente chamado de Projeto Manhattan.

Depois da Guerra, ele foi nomeado como presidente do Comitê Consultivo da Comissão de Energia Atômica, onde manifestou forte oposição ao desenvolvimento da bomba de hidrogênio, o colocando em conflito com o também físico Edward Teller. Oppenheimer se juntou a outros grandes cientistas para pressionar o governo a interromper o projeto, já que aquela era uma arma perigosa demais para a humanidade.

Em 1953, durante a Guerra Fria, ele foi acusado de ter inclinações comunistas. Ele não foi culpado por traição, mas deixou de ter acesso a segredos militares. Posteriormente, trabalhou como Diretor do Instituto de Estudos Avançados de Princeton, antes de se afastar por um câncer na garganta e falecer por conta da doença em 1967.

Comentários

Postagens mais visitadas