Dicas de filmes que contam uma boa História 🍿 🎥

Para quem prefere ficar em casa nos dias quentes do verão, o período do recesso escolar é uma ótima oportunidade de botar aquela listinha dos filmes que você pretende assistir em dia. Entretanto, o cinema não se baseia apenas em narrativas da ficção ou em mensagens motivacionais, afinal, diversos períodos do passado da humanidade já serviram como inspiração para grandes títulos do audiovisual.

Para mostrar que é possível sair do óbvio e absorver os conteúdos de uma forma descontraída e divertida, vamos te apresentar 10 filmes que irão te auxiliar na jornada. Confira:

1. A Batalha das Correntes (2017)
Classificação indicativa: 14 anos

É de conhecimento de todos que Thomas Edison foi um dos maiores inventores da história. Apesar de ser o responsável por patentear a lâmpada incandescente e criar variados dispositivos importantes para a humanidade, o empresário enfrentou algumas dificuldades no processo da popularização da energia elétrica.

O filme relata a rivalidade entre Edison e George Westinghouse, engenheiro estadunidense, no processo da distribuição de energia. Ambos defendiam teorias diferentes — o primeiro defendia a corrente contínua, já o segundo adotava a ideia da alternada. Essa disputa ficou conhecida como A Batalha das Correntes.

2. O Diário de Anne Frank (1959)
Classificação indicativa: 12 anos

Baseado na peça teatral e em um dos livros que dá nome ao filme, a produção vencedora de três prêmios Oscars retrata a trajetória da jovem judia Anne Frank em meio a Segunda Guerra Mundial.

Morando escondida no sótão de um estabelecimento comercial com sua família, Anne documentou sua trajetória durante dois anos em um diário, enquanto viviam com o medo de serem descobertos e encaminhados para um campo de concentração. Apesar de estar presente durante os duros dias do nazismo e a tensão da perseguição, ainda é possível encontrar mensagens de amor e esperança.

3. Hotel Ruanda (2004)
Classificação indicativa: 14 anos

Mudando a direção das temáticas da América do Norte e Europa, nesta obra a narrativa é situada em Kigali, capital de Ruanda. Em 1994, após a morte do presidente, um conflito político entre duas etnias sondava o país africano, causando a morte de quase um milhão de pessoas em apenas 100 dias.

A população ruandense se viu abandonada diante dessa situação e teve que buscar outras maneiras de resistir. Assim, o gerente do Hotel des Mille Collines, Paul Rusesabagina, passa a proteger sua família, abrigou mais de 1.200 moradores durante o confronto.

4. O Resgate do Soldado Ryan (1998)
Classificação indicativa: 14 anos

Ambientado durante a Segunda Guerra Mundial, o filme mostra a história do capitão Miller ao receber a tarefa de chefiar um grupo do segundo batalhão durante o resgate do paraquedista James Ryan (Invasão da Normandia).

O longa faz um retrato com detalhes do confronto de 1944, quando os aliados, liderados pelos estadunidenses, durante a Operação Overlord, adentraram a costa francesa no momento em que o país estava tomado pelos alemães.

5. Selma: Uma Luta Pela Igualdade (2015)
Classificação indicativa: 14 anos

O drama biográfico-histórico acompanha o ativista social Martin Luther King Jr. durante as marchas de Selma a Montgomery, lideradas por ele e por outros manifestantes pacifistas em 1965.

Durante os anos 60, os afro-americanos ainda lidavam com a falta de acesso à inscrição nos cadernos eleitorais, fazendo com que eles não tivessem a possibilidade de participar de um grande ato da democracia. Para lutar pelo direito ao voto para a comunidade negra dos Estados Unidos e contra a violência polícia, os militantes decidem agir e arquitetam a marcha até a capital do Alabama.

6. Harriet: o Caminho para a Liberdade (2019)
Classificação indicativa: 12 anos

Uma das mulheres mais importantes da luta abolicionista no mundo, Harriet Tubman foi a responsável por ajudar centenas de escravos a fugirem do sul dos Estados Unidos, durante a Guerra Civil.

A trajetória inspiradora da ativista foi retratada neste filme indicado a dois Oscars e mostra a importância da protagonista para a história dos escravos americanos.

7. Castelo de Areia (2017)
Classificação indicativa: 16 anos

Apesar de levar o mesmo nome do livro surrealista de Frederik Peeters, a produção foge da ficção, porém compartilha narrativas de momentos aterrorizantes.

Contando a história da ocupação americana no Iraque, em 2003, o longa foca na tarefa dos soldados estadunidenses de reativar o serviço de água dos habitantes — que havia sido destruído pelos próprios americanos —, para isso, eles precisam da ajuda de seus inimigos na guerra, o povo iraquiano.

Apesar de contar com algumas narrativas fictícias, o filme é um convite para se aprofundar na história.

8. Teoria de Tudo (2014)
Classificação indicativa: 10 anos

Não é só de épocas de guerra e conflitos que vive a humanidade. Se você prefere conhecer histórias mais leves e inspiradoras, essa produção é para você.

O filme biográfico ilustra a vida de um dos cientistas mais brilhantes do mundo, Stephen Hawking, e foi inspirado no livro “Travelling to Infinity: My Life with Stephen”, escrito por Jane Hawking, ex-esposa do físico.

A obra mostra a trajetória de Hawking e os desafios que enfrentava com a doença que sofria, a esclerose lateral amiotrófica (ELA).

9. Guerra dos Canudos (1997)
Classificação indicativa: 12 anos

Partindo para um dos confrontos mais marcantes do Brasil, o drama é baseado na Guerra dos Canudos, conflito entre o exército brasileiro e os seguidores de Antônio Conselheiro, auto-intitulado de “O Peregrino”, líder de um movimento religioso.

A guerra ambientada no sertão da Bahia, entre os anos de 1896 e 1897, causou a morte de mais de 25 mil pessoas, sendo um dos episódios mais tristes da história brasileira.

10. Adeus, Lenin (2003)
Classificação indicativa: 14 anos

Após o fim da Segunda Guerra Mundial, os dois grandes líderes políticos e econômicos da época — Estados Unidos e União Soviética — engataram em outra disputa: a Guerra Fria. Durante quatro décadas, a tensão entre os países causou efeitos em outros lugares do mundo, exemplo disso foi o Muro de Berlim.

O enredo do filme explora o ambiente após a queda do muro de uma forma diferente. Uma das personagens, a Sra. Kerner entra em coma durante os dias que marcaram o evento e acorda meses depois. Com medo de ver sua mãe agravar o estado de saúde ao lidar com as drásticas mudanças na Berlim Oriental, o filho Alexander decide esconder o acontecimento de sua matriarca.

Comentários

Postagens mais visitadas