Filosofia Estoica, já ouviu falar?




 A filosofia estoica tem o foco na vida prática, nas ações e acontecimentos do cotidiano e em como o ser humano lida com esses acontecimentos racionalmente.

Segundo o pensamento estoico, há coisas que não estão sob o controle das pessoas e há coisas que são possíveis de serem controladas. Neste caso, sobre o que não é possível controlar, como o clima, por exemplo, não há nada que possa ser feito para alterar o seu estado.

A ataraxia, a autossuficiência, a negação de sentimentos externos e o enfrentamento dos problemas através da razão são ensinamentos da filosofia cujo objetivo é mostrar que o indivíduo deve se concentrar apenas no que é possível controlar. Deve ser grato ao que já possui e negar os prazeres e emoções extremas.

Segundo a filosofia estoica, os acontecimentos que estão fora do seu controle não podem proporcionar a felicidade. A felicidade depende unicamente dos acontecimentos dos quais se pode controlar.

Os princípios da filosofia estoica, que norteiam os seguidores da doutrina, são:

A virtude é o único bem e caminho para a felicidade;

A pessoa deve sempre priorizar o conhecimento e o agir com a razão;

O prazer é um inimigo do sábio;

O universo é governado por uma razão universal natural e divina;

As atitudes têm mais valor que as palavras, ou seja, o que é feito tem mais importância do que é dito;

Os sentimentos externos tornam o ser humano um ser irracional e não imparcial;

Não se deve perguntar porque algo aconteceu na sua vida, e sim aceitar sem reclamar, focando apenas no que pode ser modificado e controlado naquela situação;

Agir prudentemente e assumir a responsabilidade sobre os seus atos;

Tudo ao nosso redor acontece de acordo com uma lei de causa e efeito;

A vida e as circunstâncias não são idealizadas. O indivíduo precisa conviver e aceitar a sua vida da forma que ela é.

A partir desses princípios é possível entender que uma pessoa estoica é aquela que não se deixa levar por crenças, paixões e sentimentos capazes de tirar a racionalidade de uma pessoa na hora de agir, como desejos, dor, medo e prazer. Isso por essas circunstâncias serem infundadas e irracionais.

A pessoa estoica busca agir racionalmente, mesmo com a existência desses sentimentos. Não que o estoico seja um indivíduo sem sentimentos, mas ele não é prisioneiro deles.

Comentários

Postagens mais visitadas